Quanto custa um projeto de arquitetura? Saiba quais fatores são considerados

Quanto Custa um Projeto de Arquitetura

DAta

Você sabe quais fatores são considerados para o custo final de um projeto de arquitetura? 

Quando se pensa em um projeto arquitetônico, muitas pessoas imaginam que os valores podem ser mais elevados do que executar sua própria ideia.

No entanto, o projeto de arquitetura tem como objetivo indicar todas as medidas e materiais exatos a serem utilizados no lar.

Nesse sentido, uma casa projetada acaba tendo um orçamento melhor definido, sendo assim, muitas vezes mais barato do que realizar tudo por conta própria.

Por isso, neste artigo vamos te explicar quais são os principais custos envolvidos em um projeto de arquitetura. 

Boa leitura!

O que é um projeto de arquitetura?

O projeto de arquitetura é, em resumo, um documento formado por um conjunto de estudos, medidas e desenhos técnicos, que tem como objetivo guiar uma reforma.

Ao pensar em etapas, pode-se afirmar que o projeto de arquitetura é o início do planejamento.

Esse documento geralmente inclui o desenho de uma nova planta, bem como as medidas a serem demolidas e reconstruídas.

Além disso, existem projetos em que se indicam também qual será o projeto de marcenaria, bem como outros materiais e mobílias a se utilizar.

O projeto é realizado por um profissional com formação e altamente especializado. Por isso, a obra costuma ser realizada de forma mais ágil, previsível e assertiva.

Muitas pessoas dispensam a contratação desse serviço, pois imaginam que não há necessidade de ter um projeto, ou que até mesmo os próprios podem fazer um.

No entanto, a importância de contar com um projeto arquitetônico para obras é que todos os prestadores de serviços envolvidos realizarão um trabalho altamente direcionado, minimizando assim as chances de erros.

Quanto custa um projeto de arquitetura?

Projeto de arquitetura

Um projeto de arquitetura tem o seu custo definido a partir da análise de diversas variáveis.

O projeto por si só depende da metragem/área do espaço, da região do imóvel, e das exigências dos clientes.

Nesse sentido, os projetos costumam custar 10% do valor da obra. Contudo, esse valor pode aumentar de acordo com os fatores indicados acima. 

Contudo, existem arquitetos que costumam executar a obra. Nesse sentido, o projeto e a sua execução ganham mais variáveis ainda.

Assim, por exemplo, existem obras em que a demolição será necessária e logo haverá um investimento especial.

Também é preciso saber que reformas produzem muito entulho. Nesse sentido, será preciso contratar um serviço de caçamba.

A fiação elétrica muitas vezes precisa ser realocada, o que também é um gasto. 

A mão de obra especializada é outro ponto a se analisar, logo que serão esses profissionais os responsáveis por assumir a execução do projeto arquitetônico.

Além disso, o piso é um gasto a se considerar, pois ele pesa bastante no valor final. Ajustes no teto, marmoraria e pintura também precisam ter os seus valores adicionados ao cálculo.

Por isso, o custo de um projeto e execução deve variar bastante de acordo com o que cada cliente deseja alterar de sua casa ou apartamento.

Quais fatores determinam o valor de um projeto de arquitetura?

O projeto de arquitetura sem a execução do profissional varia de acordo com alguns fatores. Confira os principais abaixo:

Metragem da área

A metragem da área de um imóvel é um ponto que pode aumentar o valor do projeto, visto que, de um projeto menor para um maior, seriam criadas maiores soluções.

Alguns arquitetos, inclusive, possuem o seu preço por metro quadrado definido.

O cliente deve encaminhar para o arquiteto a área do seu imóvel a ser reformada. Para isso basta multiplicar as medidas do comprimento e largura.

Assim, em um quarto de 4m de comprimento por 4m de largura, a área total é de 16m². 

Padrão da construção

O padrão da construção diz sobre o estilo arquitetônico que o cliente deseja. Caso seja um estilo mais simples, que não precise de grandes alternativas, o valor pode ser menor.

Já para projetos mais complexos e altamente elaborados, o planejamento será maior.

Custo Unitário Básico 

O Custo Unitário Básico de Construção (CUB) é uma métrica em que se estabelece um valor padrão para a execução de um projeto arquitetônico.

O CUB foi definido pela Lei Federal nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964. Ele é calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de cada região, e é atualizado mensalmente.

Esse Custo é utilizado por alguns arquitetos ao calcular o seu projeto arquitetônico. No entanto, o seu maior uso é no cálculo dos gastos da construção.

Personalização do projeto de arquitetura

Existem projetos de arquitetura que são desenvolvidos e vendidos do modo que estão, sem qualquer alteração.

Por outro lado, há projetos em que o cliente mantém contato com o escritório de arquitetura, de modo a alterar o projeto de acordo com as suas preferências e necessidades.

O último tipo de projeto, embora seja o mais comum, tem um valor maior do que o de um projeto entregue pronto, sem possibilidade de alteração.

Afinal, vale a pena fazer um projeto de arquitetura?

Projeto de arquitetura

Fazer um projeto de arquitetura vale muito a pena.

O primeiro ponto é que o seu lar será projetado por um especialista, que se qualifica periodicamente para exercer o melhor trabalho possível.

Nesse sentido, ele busca fazer com que aquele projeto se adeque à realidade da família que ali mora. 

Por exemplo, pessoas que pouco cozinham não precisam de tanto destaque para a cozinha. No entanto, famílias que utilizam altamente essa área, precisam de um espaço melhor estruturado. 

Desse modo, você terá um projeto profissional, quando poderia ter a execução de uma ideia amadora.

Outra vantagem de se contratar um arquiteto é que o projeto do seu lar tende a ter muito menos erros. Consequentemente, a entrega do imóvel deve ser mais rápida.

Além disso, podemos citar também a redução de gastos. Mesmo que um projeto de arquitetura não seja um projeto barato, ele tenta minimizar retrabalhos e compras de mais materiais do que necessário.

Em termos estéticos, a sua casa ou apartamento ficarão muito mais bonitos e harmônicos. Afinal, o arquiteto entende quais composições funcionam.

Por fim, é importante salientar que um imóvel reformado por um bom arquiteto tem muito mais chances de ser valorizado, caso o proprietário pretenda vendê-lo algum dia.

Como escolher um arquiteto para desenvolver seu projeto?

Um arquiteto ideal para o seu projeto pode ser escolhido de acordo com algumas análises. Primeiramente, é preciso entender como ele trabalha.

Isto significa que existem arquitetos que atendem alguns tipos de imóveis e outros não. Dessa forma, você deve escolher aquele que realiza serviços em seu modelo de lar.

Além disso, é importante entender se o arquiteto costuma realizar o estilo de arquitetura de sua preferência. 

Fechar com o arquiteto que já tem experiência em imóveis do seu tipo favorito pode fazer com que o projeto esteja mais alinhado às suas expectativas.

A última dica é analisar a experiência daquele arquiteto. Um profissional mais experiente pode te passar mais confiança, mesmo que não seja uma regra.

Arquitetos iniciantes também são qualificados a realizar projetos de excelente qualidade.

Conheça a arquitetura autoral realizada pela Buriti Arquitetura. Projetos de alto padrão e elegantes, em que se prioriza o uso total de recursos, sem desperdício.

Conclusão

Quanto custa um projeto de arquitetura vai depender de diversos pontos analisados neste blog, como área do imóvel, região e complexidade.

Por isso, o ideal para sanar as suas dúvidas de forma prática e direta é realizando um orçamento. Fale sobre o seu projeto e entenda mais sobre detalhes e valores com a Buriti Arquitetura! 

Para as melhores informações, dicas e inspirações sobre arquitetura, acompanhe o nosso blog.

Localização *
Tipo do imóvel *
Consultoria antes da compra do imóvel
Metros quadrados *
Tipo de projeto *
Tipo de obra (repetir o item de projeto)
Planilha orçamentária *
Gerenciamento *
Valor de obra (Mão de obra, material, móveis, revestimentos, eletrodoméstico...)
Valor de projeto
Valor de documentos
Descontos de serviço
Simulação de custos finais

Você quer mais conforto ?

Quem é a Jéssica Martins?

FUNDADORA DA BURITI ARQUITETRA

Mais
Publicações

para mais informações entre em contato no whatsapp

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?