Arquitetura Contemporânea Residencial: conheça as principais tendências

Arquitetura Contemporânea Residencial

DAta

A arquitetura contemporânea residencial é uma forma atual de projetar as casas e apartamentos.

Antigamente, a arquitetura das casas, ao menos no Brasil, tinham como referência a estética trazida pelos colonizadores europeus.

Contudo, com a difusão de conhecimentos que hoje atinge o mundo, a arquitetura foi transformada e adaptada com novas tecnologias.

É então que surge a arquitetura contemporânea residencial. 

Neste artigo, vamos te explicar a definição desse estilo arquitetônico, bem como as suas principais tendências.

Boa leitura!

O que é a arquitetura contemporânea residencial?

A arquitetura contemporânea são todos os estilos arquitetônicos que surgiram após o movimento modernista, desde os anos 80 até os dias de hoje.

Ela tem como característica a junção entre funcionalidade, conforto, sustentabilidade e design

Além disso, a arquitetura contemporânea busca ser plural. Não há só uma forma de se fazer o estilo contemporâneo, mas sim muitos estilos com características em comum.

Antes de tudo, você sabe como a arquitetura contemporânea se deu? 

Como surgiu a arquitetura contemporânea?

Para um melhor entendimento, é preciso fazer uma linha do tempo que explica desde quando essa arquitetura tem sido desenhada.

No início do século XX, o modernismo, junto com ideais vanguardistas, era o principal movimento em que se baseavam obras artísticas e arquitetônicas.

O Palácio de Cristal e a Torre Eiffel, por exemplo, são duas obras da arquitetura moderna.

Como em toda ruptura, principalmente em relação às regras que o modernismo impunha, o contemporâneo se contrapôs ao modernismo, e então passou a unir todos os estilos já existentes e desconstruí-los.

É então que, no início da década de 80, o novo movimento ascendeu.

Desde então, a maioria das construções passaram a ser realizadas baseadas na inovação, liberdade, reinvenção e tecnologia.

Desse modo, é importante ressaltar que a arquitetura contemporânea é diferente da moderna, embora tenha muitos elementos desta, mesmo que abordados de forma diferente, visto que ela a antecedeu. 

Exemplos de obra de arquitetura contemporânea

As obras de arquitetura contemporânea são espalhadas em diversos estilos diferentes, como o desconstrutivismo, por exemplo, praticado pelo arquiteto Frank Gehry.

Ainda, existem arquitetos que buscam reinterpretar estilos antigos de arquitetura, como Marcio Kogan e Ruy Ohtake.

Além disso, podemos citar como exemplo de arquitetos contemporâneos:

  • Rem Koolhaas;
  • Tadao Ando;
  • Álvaro Siza;
  • Zaha Hadid;
  • Tom Wright;
  • Renzo Piano.

No Brasil, também existem alguns arquitetos contemporâneos de renome, como:

  • Oscar Niemeyer;
  • Paulo Mendes da Rocha;
  • Lúcio Costa;
  • Severiano Mário Porto;
  • Roberto Burle Marx;
  • Ney Lima.

Como exemplos de construções contemporâneas, podemos citar o Museu de Arte Contemporânea, projetado por Niemeyer, o Heydar Aliyev Center, de Zaha Hadid, e o Museu de Bilbao, de Frank Gehry.

Qual a diferença entre arquitetura contemporânea e moderna?

diferença entre arquitetura contemporânea e moderna

A diferença entre as duas arquiteturas está em seu período histórico, bem como nas suas características.

A arquitetura moderna está relacionada ao modernismo, vigente no início do século XX, e que buscava revolucionar as formas de expressão tradicionais.

Já a contemporânea se dá a partir dos anos 80, em um novo movimento, que permanece até os dias atuais.

A arquitetura contemporânea busca adotar uma releitura dos estilos arquitetônicos existentes, adaptando o projeto às necessidades dos moradores, bem como o seu conforto e descanso.

Principais tendências e características da arquitetura contemporânea residencial

tendências da arquitetura contemporânea residencial

Conheça as tendências e características da arquitetura contemporânea residencial:

Uso de materiais naturais

A arquitetura contemporânea residencial busca utilizar materiais naturais, isto é, a madeira, as pedras, o barro e outros.

Assim, acredita-se que a natureza pode fazer parte do lar, trazendo consigo a sua essência calma e renovadora.

Sustentabilidade

Os projetos arquitetônicos têm cada vez mais se preocupado com a sustentabilidade. Afinal, é uma demanda mundial que as práticas sociais, ecológicas e econômicas se reinventem.

A Organização das Nações Unidas (ONU), instituição reconhecida mundialmente, traz a meta de atingir, em até 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

É uma necessidade, pois acontecimentos como as alterações climáticas, a alta poluição, o esgotamento dos recursos naturais, tem se agravado.

A sustentabilidade, portanto, se tornou uma realidade na arquitetura e por isso é adotada em projetos arquitetônicos contemporâneos de residências.

É possível adotar soluções como a instalação de painéis solares e móveis e dispositivos tecnológicos, que economizam água e luz.

Luz natural

A valorização da luz natural é uma característica desse tipo de arquitetura. Por isso, são utilizadas maiores janelas e outras soluções em que a luz natural adentre os ambientes.

Além de ser uma decisão econômica para os moradores, ela é funcional e sustentável, visto que se aproveita toda a luz do dia para iluminação da casa, gastando assim menos energia elétrica.

Tecnologia

A arquitetura contemporânea residencial acompanha o aparecimento de novas tecnologias, capazes de tornarem as casas mais inteligentes.

Por isso, agora mais do que nunca se utilizam soluções de integração digital, como por exemplo a realização de atividades na casa por comando de voz.

É possível desligar a luz, fechar as cortinas, apenas solicitando para um sistema integrado.

Existem outras opções no mercado, como torneiras com ozônio, que fazem a limpeza adequada de hortaliças, ou portas que abrem com a digital dos proprietários.

Alto padrão

Por compreender as maiores tecnologias, não só digitais, mas também dos materiais de construção e decoração, os projetos contemporâneos costumam apresentar um alto padrão.

As residências costumam ser amplas, com design limpo e minimalista, com o uso de materiais da natureza de produção consciente, bem como soluções digitais.

Ainda, as áreas externas são incluídas com mais frequências, além de serem melhor trabalhadas. Esses ambientes costumam contar com churrasqueiras ou uma cozinha bem equipada.

A Buriti Arquitetura realiza projetos de arquitetura contemporânea residencial, com grande foco em casas autorais.

As casas autorais são aquelas em que todas as reformas realizadas visam atender diretamente aos seus moradores.

Isto significa que, por exemplo, se o projeto é destinado para uma família com crianças, desde as primeiras concepções até a obra, tudo será pensado de forma única, conforme as condições dos moradores.

Conheça mais sobre o nosso trabalho, e nos conte sobre as necessidades do seu lar

Conclusão

A arquitetura contemporânea residencial busca as suas referências nas mais amplas possibilidades de criação.

Os projetos contemporâneos buscam unir sustentabilidade, beleza, elegância e funcionalidade.

Se você gostou deste conteúdo, também acreditamos que possa gostar da seguinte leitura: “Decoração de Ambientes: dicas de como decorar os seus espaços”

Você quer mais conforto ?

Quem é a Jéssica Martins?

FUNDADORA DA BURITI ARQUITETRA

Mais
Publicações

para mais informações entre em contato no whatsapp

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?