Casa De 100m² que une churrasco e a facilidade do dia a dia.

escritorio arquitetura sao paulo

localização

Pinheiros

área total

130m²

ano

2021

Programa

Residencial

Casa estrutural também pode ter integração

Conheça essa casa em Pinheiros que tinha cozinha pequena, espaços separados, alvenaria estrutural e pouca luz natural.

jessica.martins

jessica.martins

Jéssica é formada em Arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez especialização em tecnologia e sustentabilidade na Universidade de Toronto e Pós graduação financeira no Insper. Aliando, assim: técnica, análises financeiras e poética.

Briefing

Nova fase de vida

A moradora dessa casa de 100m², considerando apenas o interno, em Pinheiros, em São Paulo, já conheciam a Buriti desde a sua fundação, e estava passando por uma nova fase, onde a filha iria sair de casa e a sua antiga casa estava grande demais só para ela. Sua antiga casa estava em uma área de interesse de uma construtora, iriam construir um prédio ali, isolando a casa dela. A vizinhança nova não fazia sentido mais, unido ambos os momentos, ela resolveu mudar para uma casa menor mas perto da antiga. Continuava no bairro que sempre morou e que conhecia bem por lá, em uma rua tranquila.

Nova dinâmica familiar

A família é composta por mãe e filha, é empresária e trabalha diversas horas, sem tempo e preparo para conduzir uma obra. Ela moraria sozinha, mas queria um quarto para a filha ficar com ela sempre que quisesse. Ambas apaixonadas por cavalos e a vida no campo, como boas gauchas apaixonadas por churrasco e receber amigos para momentos de final de semana.  Assim, partimos para desenhar o layout dessa casa, definidos materiais, definir os espaços, transformar a cozinha e deixar a casa como um pouco de características que mesclam essa vida do campo com a cidade, foram pensados espaços de convívio, escritórios separados para filha e mãe e integração de ambientes.

Projeto

Novo lar, mesmo bairro.

O imóvel foi adquirido por ela, que tem família no interior do Sul,  no meio da pandemia, com um quintal para fazer churrasco e ficar próximo da família que também mora na cidade, uma rua calma e ter uma metragem menor para facilitar o dia a dia, e um quarto para visitas feita par a filha. Também foi pensado na possibilidade de uma planta com uma cozinha ampla já que ela adora cozinha. Foi ali que encontraram a casa que preencheria alguns desses requisitos. Mas ela não tinha uma personalidade única, a cozinha era pequena, uma sala de jantar apertada e escuro com quartos pequenos e um único banheiro e três quartos, não tão funcional para o dia a dia em conjunto com a casa. Assim, foi necessário uma reforma para adaptar os espaços, que abrigariam cada demanda da família com muito conforto.

Conversas na cozinha com chimarrão

Depois dessas questões levantadas, começamos a estudar a luz e os acessos para a casa, a nova entrada da casa, como seriam os fluxos e como aumentar a cozinha, a casa é de alvenaria estrutural, aquela que as paredes são a estrutura, ou seja, não poderia quebrar. Definindo assim a inserção de vigas metálicas entre os ambientes e transpondo as cargas e demolindo a parede entre a cozinha e a a sala de estar, possibilitando incluir as pessoas nesse momento, lembro que no dia que conversamos primeiro, na maior casa, foi para a mesa da cozinha que elas me guiaram para sentar, então sentimos que precisava trazer essa mesma característica para a casa nova.

Obra

Planejar e organizar

Com as decisões de projeto feitas, foi a hora de definir o cronograma fisico-financeiro da obra –  em outras palavras, as datas que as atividades serão executadas e quando serão pagas – e também a viabilidade técnica das soluções, por exemplo o reforço estrutural e o custo dele. Além da criação de um novo banheiro no segundo pavimento, transformando agora em 2 suítes na parte de cima, e uma delas com varanda privada. Também na área de lazer as paredes foram retiradas de um quartinho para transformar em uma churrasqueira, um lavabo e a lavanderia, na parte de dentro com um lavabo novo, apenas com troca de materiais. 

Demolir, reforçar e construir

A obra começou nas demolições, reforços e mudanças dos pontos hidráulicos do banheiro, abertura das novas janelas e portas. Depois desse esqueleto, tivemos que requedrar as paredes para o porcelanato não tem aquele filete abrindo ao longo do ambiente, próximo da parede e deixa-lo linear e bem acabado. A mudança de elétrica foi inteira, já que o quadro era muito antigo e havia perigo de pegar fogo, sem nenhuma segurança, foram alteradas as luminárias e incluídas pensando nos pés direitos existentes e como transformar os rebaixos estruturais em integração nos ambientes. Trouxemos pedras naturais para o piso externo: garagem, corredor e área gourmet e a pedra moledo para a churrasqueira, outra marca dos nossos projetos.

AGENDAR REUNIÃO inicial

deixe sua casa mais funcional e confortável

informações adicionais

ficha técnica

Projeto

Buriti Arquitetura

Execução e gerenciamento de obra

Buriti Arquitetura

Revestimentos de piso

Colormix, taco de madeira

Revestimentos de paredes e tetos

Pintura branca

Móveis

Líder, Fernando Jaeger

Produção

Buriti Arquitetura

Fotografias

Buriti Arquitetura

Mais Projetos

para mais informações entre em contato no whatsapp

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?