Tendências para a sua cozinha: 6 dicas práticas para você ficar de olho

DAta

Como definir a sua cozinha

A elaboração do projeto da sua cozinha planejada pode se tornar complicada quando você não tem em mente o que há de novo no mercado. Até mesmo quando não entendemos os hábitos do dia a dia para nortear o projeto, aqueles que fazemos no automático.

Quando conversamos sobre construção ou reforma de uma cozinha, é importante sempre ter em mente como ela simplificará o dia a dia, seja bela e tecnológica. Afinal é o coração da casa, e cá entre nós, ela merece uma certa atenção a mais por que aqui serão os maiores valores da obra.

Para que você conheça as tendências para fazer a escolha da sua cozinha planejada, neste artigo vamos te dar algumas dicas práticas que irão te inspirar e atentar seu olhar na hora de pensa-lá. 

Por que começar a planejar pela cozinha?

É aqui que é o coração da casa brasileira, sabemos o quanto amamos receber amigos, buscar um sabor nostálgico da nossa infância e trazer dietas saborosas para melhorar nossa saúde.

É ali que começamos o cuidado do nosso corpo, espírito e alma falada em sabores e convivência. Além dela traz diversas diretrizes para o projeto, confira:

Funcionalidade

Uma cozinha planejada traz muito mais funcionalidade para o ambiente, eis que ela é projetada para facilitar o acesso a todos os eletrodomésticos e utensílios do local. Contando ainda com despensas, compartimentos que refletem o dia a dia e como ela será utilizada.

Pessoalidade

A estética que uma cozinha planejada oferece ao ambiente com sua mobília única e deixa todo o local muito mais com unidade. No seu projeto você já complementa toda a decoração da casa com a cozinha deixando uma única.

Praticidade

Sem dúvidas, uma cozinha planejada acarreta muito mais praticidade para toda a família, aqui você consegue fazer a mudança do que será visto ou ficará escondido, através de um pouco de esconde-mostra. Armários como verdadeiras vitrines para expor utensílios e cubas escondidas deixando as bancadas maiores, móveis com escondendo gavetas e diminuindo as linhas visuais.

Tecnologia

Pensar na cozinha é lembrar de: coifa, fogão, micro-ondas, geladeira, forno, além de itens a mais como triturador, máquina de lavar louça, calhas úmidas, ufa, além dos pequenos itens como batedeira. Pois é, é o metro quadrado mais tecnológico da casa!

Um exemplo simples disso são as geladeiras que avisam que um item está faltando ou deixam recados para os outros moradores! Agora tem os metais que tem misturadores com ozônio para uma limpeza mais precisa dos alimentos. Multiplique por todos os itens e lembre-se que estamos entrando na era do metaverso e do 5G. As possibilidades são imensas!

Sustentabilidade

Outra dos pontos chave é a sustentabilidade: qual equipamento utilizará menos energia, menos gasto de água, a qualidade do material.

Sabendo esses parâmetros então aqui vão as nossas dicas práticas.

6 Dicas para sua cozinha planejada

Escolha as divisões do seu armário 

Sabemos que cada pessoa tem um estilo diferente, portanto, no momento de elaborar o projeto da sua cozinha planejada, é essencial identificar qual é o da sua:

  • Você cozinha mais e tem mil equipamentos para isso?
  • Você é minimalista?
  • Gosta mais dos itens tracionais?
  • Como é sua dispensa hoje?
  • O que você sente falta que facilitaria no dia a dia?
  • Quanto de tech sua cozinha será?

Ex: gavetas para utensílios, lixo próximo da bancada, triturador para o dia a dia…

Assim, torna um ambiente ótimo tanto para facilitar o tempo do dia a dia de preparo como para chamar os amigos para uma noite em casa, dando sem dúvidas um ar maior de praticidade e requinte ao local.

Eletrodomésticos: embutidos ou de sobrepor

Montar uma cozinha vai além de cores e disposição. Os equipamentos trazem o ar tecnológico dessa área e se você é um amante da culinária, com certeza conhece muitos desses eletrodomésticos.

Para trazer as novidades para essa área trouxemos aqui nossos queridinhos:

  • Geladeria embutida da gorenje;
  • Fornos com um espaço de aquecimento enorme da Elettromec;
  • Gavetas de aquecimento;
  • Coifas sob medidas feitas para o projeto;
  • Churrasqueiras a gás da coyote;

Na hora de elaborar o seu projeto, faça com que suas disposições estejam de acordo com suas funções, trazendo uma uniformidade a decoração do ambiente. Inclusive, pense em armários para guardar itens que não costumam ficar embutidos como: batedeira, liquidificador, entre outros.

Não tenha medo de usar ilhas!

Elas são ótimas para reunir com amigos, com a família. Também como apoio para café da manhã e até mesmo como extensão da bancada para preparar receitas.

As ilhas deixam a cozinha muito mais prática, delicadas e até mesmo aconchegante. Elas também podem ser usadas para acoplar alguns eletrodomésticos, além da pia, fogão, máquina de lavar louça. Pense nela como seu espaço coringa.

Bancadas: Mármore, granito, dekton, corian, etc

Ao pensar na sua cozinha planejada, também é importante que você definir qual material utilizar na bancada, e como será a utilização desse espaço principalmente se não tiver uma ilha.

As bancadas são a base das cozinhas, precisam ser resistentes, fáceis de limpar e traçam o estilo da cozinha.

Os diferentes tipos de materiais vão dar diferentes tipos de aspectos e resistência, pense bem antes de escolher qual deles irá seguir.

Abuse na decoração

Se você está fazendo sua cozinha planejada, esse é o momento em que você pode inovar e escolher itens diferenciados. Uma das vantagens da decoração é trazer alma para o espaço, com cores, padrões fáceis de modificar ao longo do tempo e encontrar formas de organizar o ambiente diferentes. 

Pense na iluminação 

A iluminação é um dos fatores que podem alterar complemente a visão que temos em um ambiente e até mesmo evitar acidentes, sendo assim, elabore a iluminação da sua cozinha planejada.

Opte por iluminar embaixo dos armários que estão embutidos no alto para que você tenha luminosidade na bancada, bem como apostar em sancas, lustres pontuais para criar cenários na cozinha.

Conclusão

Pense sua cozinha nos KPIs mais importantes para você e defina metas de estética tecnologia e funcionalidade, assim você chegará na cozinha dos sonhos para receber seus amigos e descobrir novas receitas.

Conheça os projetos da Buriti Arquitetura

Compartilhar:

jessica.martins

jessica.martins

Jéssica é formada em Arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez especialização em tecnologia e sustentabilidade na Universidade de Toronto e Pós graduação financeira no Insper. Aliando, assim: técnica, análises financeiras e poética.


Publicações relacionadas


Projetos relacionados

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?