Projeto de Duplex | Cobertura de 320 m² | Buriti Arquitetura

Ficha técnica

localização

Vila Nova Conceição

área total

320m²

ano

2022

Atuação

Residencial

Compartilhar: 

jessica.martins

jessica.martins

Jéssica é formada em Arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez especialização em tecnologia e sustentabilidade na Universidade de Toronto e Pós graduação financeira no Insper. Aliando, assim: técnica, análises financeiras e poética.

COBERTURA DUPLEX NA VILA NOVA

Neste projeto, por ser um de Duplex de 320m², aconteceram diversas mudanças no apartamento que deixaram-o com um “rosto novo”. Veja como a Buriti Arquitetura pensou em cada passo a passo da reforma.

Início de projeto do duplex de 320m²

O casal de moradores da cobertura de 320m², na Vila Nova Conceição, São Paulo, já havia iniciado a obra do apartamento há um tempo, mas estavam com sérias dificuldades estruturais e de estilo na casa. Na mesma época, a Buriti estava executando a obra do escritório do morador. Assim, fomos chamados para visitar a obra e diagnosticar possíveis melhorias. Inicialmente, não pudemos aceitar por ter outro profissional de arquitetura e engenharia envolvidos, mas depois de um certo período o cliente nos contou que o elevador do prédio havia sido danificado e que os profissionais não estavam mais envolvidos. Deste modo, procurou novamente a Buriti para iniciar o processo e como era já era nosso cliente, iniciamos o projeto.

projeto de duplex buriti arquitetura

Dia a dia da família

A família é composta por um casal jovem que estavam noivos na época. Ele, carioca que trabalha com investimentos e, ela, paulistana e nutricionista. Ambos são apaixonados por esportes, receber amigos, arte, design, viajar pelo mundo e tecnologias. Entendendo todo esse contexto dos dois, redesenhamos o layout do apartamento, redefinimos os materiais, e trouxemos muito mais aconchego, arte e espaços de recepção para eles e para facilitar o dia a dia dos dois! Já na obra tivemos que conversar com vários vizinhos, síndico, organizar a papelada que estava errada, realizar levantamento dos problemas dos vizinhos, relatórios de infiltração em diversos apartamentos e arrumar todos os pontos que apareciam de problemas – talvez aqui foi o maior desafio!

PROJETO DA COBERTURA

O apartamento antes da reforma

O imóvel foi adquirido pelos moradores que desejavam uma localização específica para ficar perto do trabalho,  uma vista ampla e ter uma boa metragem para receber amigos e familiares, principalmente os que moram fora de São Paulo, e futuramente ter filhos. Foi ali que encontraram o apartamento perfeito. Mas o interno não refletia nada dos gostos e das necessidades do casal. O pé direito era baixo, a escada apertada, problemas de elétrica, hidráulica, e encanamento de gás, além de poucos espaços para convívio e de exposição para as obras de arte que eles colecionam. Então foi necessário uma grande reforma para mudança de layout, mais conforto: térmico, acústico e aconchego e mais funcionalidades como: pressão da água, hidráulica, lareira, elétrica, automação, entre outros pontos.

Definições de projeto

Inicialmente, foi diagnosticada a necessidade de criar corredores de vento para melhorar a ventilação natural da casa, também a criação de novos pontos de iluminação natural, diminuindo o uso de ar condicionados e propiciando melhor qualidade do ambiente interno e reduzindo custos de energia. Como diretriz, também, foi utilizado a neuroarquitetura que traz benefícios aos moradores, focando nas sensações do espaço, optando assim por materiais que remetem a natureza e possuem formas orgânicas e luzes indiretas que iluminam e ao mesmo tempo criam cenários de relaxamento e intimidade para os ambientes e pontuais para destacar quadros, esculturas e o paisagismo.

Início do planejamento

Depois de definido o projeto, começamos a orçar itens de execução, material e elaboração do cronograma físico-financeiro –  em outras palavras, as datas que as atividades serão executadas e quando serão pagas – e também a viabilidade técnica das soluções, por exemplo escolhemos uma pedra natural para o piso: pela cor, formato e valor, mas foi inviabilizado por conta do peso que traríamos para essa última laje do edifício, então encontramos o porcelanato aplicado que por sua forma orgânica, textura rugosa e com uma variação de cores específicas traria esse aspecto, integrado com o rejunte largo que tem como propriedades para não rachar e completa assim o aspectos tanto técnico quanto poético que trabalhamos em conjunto.

Outros desafios durante a obra

Esse foi um dos pontos desse projeto que vivemos no dia a dia de obra, outros que deixaram a atenção a mil na equipe foi o içamento dos vidros jumbos para colocar nas portas, são portas de correr de 3,50 m de altura por 1,60 m de largura (na foto abaixo você consegue notar a Jéssica do lado desses vidros!), as janelas anteriores eram travadas no meio, no dia que fomos cortar essa estrutura tivemos que equalizar a retirada das duas laterais juntas para não cair do 18 andar! Reforçamos também a segurança com bandejas na parte externa do prédio.  Também tivemos a escada montada no local, pois ela não iria subir içada ou por elevador! Foram diversos aspectos que deixavam nós a postos e planejar diversas possibilidades de execução das atividades.

Ventilação, iluminação natural e funcionalidade

Entre a sala e o externo da varanda desenvolvemos em L as portas,  deixando o canto livre para passagem e acesso, elas correm para os dois lados para deixar flexível aos moradores e assim escondemos uma churrasqueira a gás, um Frigobar e espaço de apoio para o churrasco;

Voltados para o lado de fora, tanto pela fumaça, como pelo cheiro e facilidade de estar no espaço sem cobertura.

Já do outro lado colocamos duas portas de correr com abertura central e um parapeito de vidro para gerar uma ventilação cruzada no espaço deixando sempre fresco e ainda formando um mirante para a cidade, que era o motivo que eles escolheram esse apartamento!

projeto de apartamento

DETALHES

Layout das salas

A sala foi formada por duas grandes rodas de conversas, uma com a televisão integrada na decoração através de uma parede branca com um projetor no local e um sistema de som na sala e a outra com poltronas e um sofá arqueado. As cortinas, luzes e som com automação alinhando assim tecnologia e conforto, na criação de cenários da casa. 

Para continuar esse contexto orgânico desenhamos a mesa de jantar fixada nos pilares e formas e acabamentos arredondados, integrando os ambientes. Vale ressaltar a mudança de usos com os pé direitos distintos entre a sala de jantar e estar, demarcando os ambientes. Essa transição deixa o jantar mais intimista e amplia a sala de estar com a vista para a cidade.

Se você tem alguma dúvida, nós temos um time que está pronto para responder qualquer pergunta no WhatsApp!

Arquitetura, design & construção

informações adicionais

ficha técnica

Projeto

Buriti Arquitetura

Execução e gerenciamento de obra

Buriti Arquitetura

Revestimentos de piso

Revestimentos de paredes e tetos

Móveis

Produção

Buriti Arquitetura

Fotografias

Projetos Relacionados
artigos Relacionados
Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?