Casas geminadas que mesclam personalidade e peças únicas

localização

Vila Nova Conceição

área total

500m²

ano

2022

Programa

Residencial

Conjunto de casas que lembram características de vilas italianas

Conheça essas casas geminadas em uma localização incrível já tinham muita personalidade e agora abrigam novas memórias.

jessica.martins

jessica.martins

Jéssica é formada em Arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez especialização em tecnologia e sustentabilidade na Universidade de Toronto e Pós graduação financeira no Insper. Aliando, assim: técnica, análises financeiras e poética.

Briefing

Mudando de escritório para um novo lar

Os proprietários dessas casas de 180m², na Vila Nova Conceição, São Paulo, nos conhecem de longa data e fizeram algumas obras nos últimos tempos. Nessa casa que pertencia a família, estava alugada anteriormente e a moradora resolveu mudar para lá com a saída dos inquilinos, o que deixou evidente a necessidade de transformar o espaço que era um antigo escritório em um lar. Na casa do lado veio a vontade de alugar em Airbnb ou alguma plataforma de home staging, e também precisava passar por mudanças para atender essa nova demanda. Foram demandadas também escritórios na parte de trás para acomodar o antigo escritório e um ateliê de uma ceramista. 

A primeira casa 

A primeira casa, de uma jovem talentosa, psicologa, fotografa, cantora e surfista que está em uma nova fase da vida, construindo seus sonhos e descobrindo todo seu estilo que mescla objetos antigos de família e com um ar jovial e contemporâneo. A segunda casa foi pensada em uma persona que gostaria de morar ali perto do Parque Ibirabuera e que estava também nessa fase de descobertas e busca em São Paulo um novo começo. Ambas as casas foram adaptadas para o primeiro andar ser feita de convívio com amigos e familiares e o segundo andar mais recluso, como um grande quarto com varanda, closets. Em uma das plantas um dos ambientes foi transformado em sala tv e o outro em espaço de Home-office. 

Projeto

Personalidade logo de cara

O imóvel foi tinha já uma grande personalidade, com tijolinhos aparentes e patina nas paredes, arcos nas varandas da fachada. Um grande quintal e varandas, todas as características que lembram muito terras italianas, de onde os clientes são. Então foram preservados essas características da casa e acrescentado itens que compuseram essa atmosfera. A casa já possuía ventilação cruzada e janelas grandes de madeira que foram restauradas e foram criadas novas portas balcões para acessar a área gourmet direto da cozinha ou com acesso externo para facilitar o acesso da área das garagem. Era importe a integração os quintais do escritório, das casas e da garagem. 

Mudanças necessárias apenas

Depois dessas questões levantadas, começamos a estudar o layout das novas casas, como seriam os fluxos e como as atividades ocorreriam ali. Criamos uma área de lazer com área gourmet, churrasqueira e um pergolado em madeira e forro de biribinha, trocado as soleiras e muros por peças atérmicas e com mesmos aspectos rústicos já encontrados, lembrando pedras naturais mas brancas, para compor esse clima. Por fim, pintamos as portas e janelas das casas, cada uma de uma cor, tons de azuis para deixa-la jovem e artística, passando a personalidade da moradora. Para trazer alma, foram utilizados móveis novos com antigos, com muitas luzes indiretas para criação de cenários.

Obra

Início de projeto fora de ordem

O maior desafio dessa obra foi que já haviam iniciado antes de entrarmos, e estava em um momento muito peculiar onde era construído e quebrado diversas vezes. Os pontos de construção e as decisões eram feitas ali, então havia muito retrabalho. Tivemos que desenvolver as plantas com urgência e entregando em fases para a obra e assim ela seguir um ritmo continuo e mais linear. Definindo cores, texturas, layouts e apressados para comprar os itens e serem entregues no prazo desejado para a mudança. Com as decisões tomadas no computador, através das plantas e 3Ds, mas ainda assim alguns itens foram alterados depois da primeira versão. Aqui fica o alerta que não deve iniciar obras sem definir todos os pontos, e não ser alterado após iniciar a obra.

Desafios superados

A obra começou a tomar forma e seguir um ritmo, mas houveram problemas com a equipe que estava executando a obra, e essa foi paralisada. Então recorremos a nossas equipes de obra e aceleramos os orçamentos. Assim, a obra foi conduzida por uma gerenciadora externa, com mão de obra de uma das equipes do Buriti Arquitetura. Aqui fica outro alerta para conhecer bem quem está executando e como está executando, quais os padrões para conseguir minimizar erros. Foi necessário refazer diversas partes, de elétrica, hidráulica, impermeabilização e outros itens que foram encontrados, como a ligação do esgoto da casa com a rede de esgoto da sabesp.  

Detalhes

Restaurando o passado

A personalidade da casa já era imensa, então foram restaurados diversos itens: janelas, portas, pisos de granilite, a escada também de granilite e os pisos de madeira do andar superior. Incorporando a essas, novas esquadrias de madeira de demolição de Peroba Rosa e pergolado de garapeira, para vencer o vão de 5 metros de cada casa. As madeiras passaram por um estudo de resistência e flexão para essa decisão, vale ressaltar de todas essas madeiras são certificadas. 

E as novas aberturas com bastante cuidado e escoramento, já que ela é construída com tijolos, deixando a casa com as paredes estruturais. 

Integração do intimo e social e do antigo e novo 

As casas são compostas de 2 núcleos: Intimo e social. Ambos os núcleos possuem varandas e áreas externas. E são integrados através das texturas dos materiais escolhidos, sendo um pano de fundo com personalidade mas neutro, para a casa ser composta por móveis antigos, restaurados, tanto as madeiras como nova tapeçaria, para comunicar com o papel de parede e das novas aquisições. Deixando essa casa a própria mostra de integração do novo com o antigo, desde a arquitetura a parte de interiores. Por que afinal, o que é uma casa se não um novo capítulo de nossas vidas, com todo nosso histórico que nos trouxe aqui!

AGENDAR REUNIÃO inicial

deixe sua casa mais funcional e confortável

informações adicionais

ficha técnica

Projeto

Buriti Arquitetura

Execução e gerenciamento de obra

-

Revestimentos de piso

Cimento queimado, restauro e porcelanatos vives

Revestimentos de paredes e tetos

Pintura branca com reboco Santa Fé

Móveis

Móveis antigos da moradora, com restauro.

Produção

Buriti Arquitetura

Fotografias

Buriti Arquitetura

Mais Projetos

para mais informações entre em contato no whatsapp

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?