Conjunto de casas que lembram características de vilas italianas

Conheça essas casas geminadas em uma localização incrível já tinham muita personalidade e agora abrigam novas memórias.

Picture of jessica.martins

jessica.martins

Jéssica é formada em Arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez especialização em tecnologia e sustentabilidade na Universidade de Toronto e Pós graduação financeira no Insper. Aliando, assim: técnica, análises financeiras e poética.

Briefing

Mudando de escritório para um novo lar

Os proprietários dessas casas de 180m², na Vila Nova Conceição, São Paulo, nos conhecem de longa data e fizeram algumas obras nos últimos tempos. Nessa casa que pertencia a família, estava alugada anteriormente e a moradora resolveu mudar para lá com a saída dos inquilinos, o que deixou evidente a necessidade de transformar o espaço que era um antigo escritório em um lar. Na casa do lado veio a vontade de alugar em Airbnb ou alguma plataforma de home staging, e também precisava passar por mudanças para atender essa nova demanda. Foram demandadas também escritórios na parte de trás para acomodar o antigo escritório e um ateliê de uma ceramista. 

A primeira casa 

A primeira casa, de uma jovem talentosa, psicologa, fotografa, cantora e surfista que está em uma nova fase da vida, construindo seus sonhos e descobrindo todo seu estilo que mescla objetos antigos de família e com um ar jovial e contemporâneo. A segunda casa foi pensada em uma persona que gostaria de morar ali perto do Parque Ibirabuera e que estava também nessa fase de descobertas e busca em São Paulo um novo começo. Ambas as casas foram adaptadas para o primeiro andar ser feita de convívio com amigos e familiares e o segundo andar mais recluso, como um grande quarto com varanda, closets. Em uma das plantas um dos ambientes foi transformado em sala tv e o outro em espaço de Home-office. 

Projeto

Personalidade logo de cara

O imóvel foi tinha já uma grande personalidade, com tijolinhos aparentes e patina nas paredes, arcos nas varandas da fachada. Um grande quintal e varandas, todas as características que lembram muito terras italianas, de onde os clientes são. Então foram preservados essas características da casa e acrescentado itens que compuseram essa atmosfera. A casa já possuía ventilação cruzada e janelas grandes de madeira que foram restauradas e foram criadas novas portas balcões para acessar a área gourmet direto da cozinha ou com acesso externo para facilitar o acesso da área das garagem. Era importe a integração os quintais do escritório, das casas e da garagem. 

Mudanças necessárias apenas

Depois dessas questões levantadas, começamos a estudar o layout das novas casas, como seriam os fluxos e como as atividades ocorreriam ali. Criamos uma área de lazer com área gourmet, churrasqueira e um pergolado em madeira e forro de biribinha, trocado as soleiras e muros por peças atérmicas e com mesmos aspectos rústicos já encontrados, lembrando pedras naturais mas brancas, para compor esse clima. Por fim, pintamos as portas e janelas das casas, cada uma de uma cor, tons de azuis para deixa-la jovem e artística, passando a personalidade da moradora. Para trazer alma, foram utilizados móveis novos com antigos, com muitas luzes indiretas para criação de cenários.

Obra

Início de projeto fora de ordem

O maior desafio dessa obra foi que já haviam iniciado antes de entrarmos, e estava em um momento muito peculiar onde era construído e quebrado diversas vezes. Os pontos de construção e as decisões eram feitas ali, então havia muito retrabalho. Tivemos que desenvolver as plantas com urgência e entregando em fases para a obra e assim ela seguir um ritmo continuo e mais linear. Definindo cores, texturas, layouts e apressados para comprar os itens e serem entregues no prazo desejado para a mudança. Com as decisões tomadas no computador, através das plantas e 3Ds, mas ainda assim alguns itens foram alterados depois da primeira versão. Aqui fica o alerta que não deve iniciar obras sem definir todos os pontos, e não ser alterado após iniciar a obra.

Desafios superados

A obra começou a tomar forma e seguir um ritmo, mas houveram problemas com a equipe que estava executando a obra, e essa foi paralisada. Então recorremos a nossas equipes de obra e aceleramos os orçamentos. Assim, a obra foi conduzida por uma gerenciadora externa, com mão de obra de uma das equipes do Buriti Arquitetura. Aqui fica outro alerta para conhecer bem quem está executando e como está executando, quais os padrões para conseguir minimizar erros. Foi necessário refazer diversas partes, de elétrica, hidráulica, impermeabilização e outros itens que foram encontrados, como a ligação do esgoto da casa com a rede de esgoto da sabesp.  

Detalhes

Restaurando o passado

A personalidade da casa já era imensa, então foram restaurados diversos itens: janelas, portas, pisos de granilite, a escada também de granilite e os pisos de madeira do andar superior. Incorporando a essas, novas esquadrias de madeira de demolição de Peroba Rosa e pergolado de garapeira, para vencer o vão de 5 metros de cada casa. As madeiras passaram por um estudo de resistência e flexão para essa decisão, vale ressaltar de todas essas madeiras são certificadas. 

E as novas aberturas com bastante cuidado e escoramento, já que ela é construída com tijolos, deixando a casa com as paredes estruturais. 

Integração do intimo e social e do antigo e novo 

As casas são compostas de 2 núcleos: Intimo e social. Ambos os núcleos possuem varandas e áreas externas. E são integrados através das texturas dos materiais escolhidos, sendo um pano de fundo com personalidade mas neutro, para a casa ser composta por móveis antigos, restaurados, tanto as madeiras como nova tapeçaria, para comunicar com o papel de parede e das novas aquisições. Deixando essa casa a própria mostra de integração do novo com o antigo, desde a arquitetura a parte de interiores. Por que afinal, o que é uma casa se não um novo capítulo de nossas vidas, com todo nosso histórico que nos trouxe aqui!

plugins premium WordPress
Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?