Casa com muita natureza e localizada em São Paulo

Essa casa vai te surpreender e nem parece que ela está localizada no meio da cidade

Picture of jessica.martins

jessica.martins

Jéssica é formada em Arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez especialização em tecnologia e sustentabilidade na Universidade de Toronto e Pós graduação financeira no Insper. Aliando, assim: técnica, análises financeiras e poética.

Compartilhar:

Briefing

Início de conversa

Os moradores dessa casa de 300m², na Chácara Flora, São Paulo, foram visitar a casa de uma grande amiga, e esse era um dos nossos projetos, como eles haviam se mudado e estavam com dificuldades de deixar a casa deles com o estilo e funcionalidades adequadas, entraram em contato com conosco e começamos a pensar esse novo lar. O casal já morava na casa e havia tentado fazer uma obra sozinhos no período da pandemia, mas não conseguiu chegar na solução esperada e com uma obra longa, além de problemas de vazão de água, bichos e forros caindo. Foi quando começamos o projeto para unificar a casa e trazer o estilo deles para o espaço e facilidade para o dia a dia.

Conhecendo os moradores

A família é composta pelo casal, ambos gerentes de marketing de grandes empresas e um filho pequeno. Os dois adoram receber os amigos, ter uma vida mais calma, onde a natureza faz parte dos seus momentos de paz e traz calmaria para os dias agitados. Assim, partimos para desenhar o layout dessa casa, definiros materiais, definir os espaços, transformar a cozinha e deixar a casa como um refugio. Foram pensados espaços de convívio, escritórios separados para cada um do casal, ateliê, jardins em cada cantinho e muita natureza.  Também foi incluído a personalidade deles através de objetos que eles trouxeram de viagens e deixam as memórias mais aquecidas. E por final, também o estudo para resolver as questões de hidráulica e elétrica.

Projeto

Escolha do imóvel

O imóvel foi adquirido pelo casal, ambos do interior de São Paulo,  no início da pandemia, com um quintal para o filho conseguir jogar bola e ficar próximo de vias de acesso a cidade,  uma rua calma e ter uma boa metragem para receber amigos, e familiares que moram fora da cidadeTambém foi pensado na possibilidade de uma planta flexível para crescimento. Foi ali que encontraram a casa que preencheria esses requisitos. Mas ela não tinha uma personalidade única, muito menos funcional em conjunto com a casa, eles sentiam falta da alma da casa – e de pressão nas torneiras! Assim, foi necessário uma reforma para criação de layout, que abrigaria cada demanda da família com muito conforto e com a natureza como motriz.

Integração de fora para dentro

Depois dessas questões levantadas, começamos a estudar a luz e os acessos para o jardim, a nova entrada da casa, como seriam os fluxos e como a natureza iria fazer parte desde percurso. Definindo assim a demolição da parede para a porta balcão em madeira e integrando com um novo pergolado,  

Na cozinha ampliamos a porta para receber um espaço de café da manhã na área externa e com abrimos uma nova janela em cima da bancada com vista para um novo jardim externo trazendo o verde como um quadro natural, com bastante luz e ventilação.

A sala ganho uma nova divisão entre adega, lareira, sala de tv e sala de jantar, com espaço para sentar no chão e ficar ali brincando com o filho pequeno. 

Obra

Mãos ao planejamento

Com as decisões de projeto feitas, foi a hora de definir o cronograma fisico-financeiro da obra –  em outras palavras, as datas que as atividades serão executadas e quando serão pagas – e também a viabilidade técnica das soluções, por exemplo as aberturas da parede, como seria feito o reforço estrutural. Nesse projeto especifico tínhamos um pedido especial, diluir a obra em parcelas de até um valor determinado, então as atividades e compras foram distribuídas para não ultrapassar esse requisito, por conta disso a obra também ganhou mais tempo e foi dividida em fases para os moradores continuarem na casa – aqui se há a possibilidade é melhor sair por um período, mas se não há como, a estratégia de fasear é melhor.

Ainda não iniciamos essa obra, mas assim que tivermos novidades, contamos aqui!

Detalhes

Definições estruturais

O acesso ao telhado hoje é feito através de um alçapão por dentro da casa, ele possui um bom pé direito no interior, então resolvemos abri-lo e deixar a laje como espaço de convivio, para facilitar o acesso foi criado uma escada na nova laje para chegar até ele.  As tesouras – aquelas estruturas de madeira – foram retiradas junto com as telhas e deixado os caibros para  transformar em um ripado, para trabalhar com a sombra e a luz que forma no chão, dando dinamismo ao espaço. O telhado transformou em uma área de lazer com jacuzzi, espaço para tomar sol e fazer churrasco, deixando o térreo apenas para a utilização do dia a dia.

Jardim e mais jardim

A casa é uma especie de jardins escalonados, praticamente todos os ambientes possuem sua varanda: os dois escritório, a suíte master, as salas de estar. Deixando esse verde ser transportado para dentro da casa e isso que trouxe a unidade dessa casa, além dos materiais naturais e as pedras. Além de descobrir tantas histórias do casal de transformar um lavabo em algo totalmente fora disso, mas ainda conversando com a casa, com uma foto do Ozzi, essa parte da produção faz com que a casa ganhe a vida que tanto procuravam e a parte funcional, ah, essa a gente também resolveu, mas ai só é parte técnica, depois a gente conta!

plugins premium WordPress
Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?