Casa de 300m² para receber amigos e aproveitar a natureza

Ficha técnica

localização

Chácara Flora

área total

300m²

ano

2022

Atuação

Residencial

Compartilhar: 

jessica.martins

jessica.martins

Jéssica é formada em Arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez especialização em tecnologia e sustentabilidade na Universidade de Toronto e Pós graduação financeira no Insper. Aliando, assim: técnica, análises financeiras e poética.

Casa com muita natureza e localizada em São Paulo

Essa casa vai te surpreender e nem parece que ela está localizada no meio da cidade

jessica.martins

jessica.martins

Jéssica é formada em Arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez especialização em tecnologia e sustentabilidade na Universidade de Toronto e Pós graduação financeira no Insper. Aliando, assim: técnica, análises financeiras e poética.

Compartilhar:

Briefing

Início de conversa

Os moradores dessa casa de 300m², na Chácara Flora, São Paulo, foram visitar a casa de uma grande amiga, e esse era um dos nossos projetos, como eles haviam se mudado e estavam com dificuldades de deixar a casa deles com o estilo e funcionalidades adequadas, entraram em contato com conosco e começamos a pensar esse novo lar. O casal já morava na casa e havia tentado fazer uma obra sozinhos no período da pandemia, mas não conseguiu chegar na solução esperada e com uma obra longa, além de problemas de vazão de água, bichos e forros caindo. Foi quando começamos o projeto para unificar a casa e trazer o estilo deles para o espaço e facilidade para o dia a dia.

Conhecendo os moradores

A família é composta pelo casal, ambos gerentes de marketing de grandes empresas e um filho pequeno. Os dois adoram receber os amigos, ter uma vida mais calma, onde a natureza faz parte dos seus momentos de paz e traz calmaria para os dias agitados. Assim, partimos para desenhar o layout dessa casa, definiros materiais, definir os espaços, transformar a cozinha e deixar a casa como um refugio. Foram pensados espaços de convívio, escritórios separados para cada um do casal, ateliê, jardins em cada cantinho e muita natureza.  Também foi incluído a personalidade deles através de objetos que eles trouxeram de viagens e deixam as memórias mais aquecidas. E por final, também o estudo para resolver as questões de hidráulica e elétrica.

Projeto

Escolha do imóvel

O imóvel foi adquirido pelo casal, ambos do interior de São Paulo,  no início da pandemia, com um quintal para o filho conseguir jogar bola e ficar próximo de vias de acesso a cidade,  uma rua calma e ter uma boa metragem para receber amigos, e familiares que moram fora da cidadeTambém foi pensado na possibilidade de uma planta flexível para crescimento. Foi ali que encontraram a casa que preencheria esses requisitos. Mas ela não tinha uma personalidade única, muito menos funcional em conjunto com a casa, eles sentiam falta da alma da casa – e de pressão nas torneiras! Assim, foi necessário uma reforma para criação de layout, que abrigaria cada demanda da família com muito conforto e com a natureza como motriz.

Integração de fora para dentro

Depois dessas questões levantadas, começamos a estudar a luz e os acessos para o jardim, a nova entrada da casa, como seriam os fluxos e como a natureza iria fazer parte desde percurso. Definindo assim a demolição da parede para a porta balcão em madeira e integrando com um novo pergolado,  

Na cozinha ampliamos a porta para receber um espaço de café da manhã na área externa e com abrimos uma nova janela em cima da bancada com vista para um novo jardim externo trazendo o verde como um quadro natural, com bastante luz e ventilação.

A sala ganho uma nova divisão entre adega, lareira, sala de tv e sala de jantar, com espaço para sentar no chão e ficar ali brincando com o filho pequeno. 

Obra

Mãos ao planejamento

Com as decisões de projeto feitas, foi a hora de definir o cronograma fisico-financeiro da obra –  em outras palavras, as datas que as atividades serão executadas e quando serão pagas – e também a viabilidade técnica das soluções, por exemplo as aberturas da parede, como seria feito o reforço estrutural. Nesse projeto especifico tínhamos um pedido especial, diluir a obra em parcelas de até um valor determinado, então as atividades e compras foram distribuídas para não ultrapassar esse requisito, por conta disso a obra também ganhou mais tempo e foi dividida em fases para os moradores continuarem na casa – aqui se há a possibilidade é melhor sair por um período, mas se não há como, a estratégia de fasear é melhor.

Ainda não iniciamos essa obra, mas assim que tivermos novidades, contamos aqui!

Detalhes

Definições estruturais

O acesso ao telhado hoje é feito através de um alçapão por dentro da casa, ele possui um bom pé direito no interior, então resolvemos abri-lo e deixar a laje como espaço de convivio, para facilitar o acesso foi criado uma escada na nova laje para chegar até ele.  As tesouras – aquelas estruturas de madeira – foram retiradas junto com as telhas e deixado os caibros para  transformar em um ripado, para trabalhar com a sombra e a luz que forma no chão, dando dinamismo ao espaço. O telhado transformou em uma área de lazer com jacuzzi, espaço para tomar sol e fazer churrasco, deixando o térreo apenas para a utilização do dia a dia.

Jardim e mais jardim

A casa é uma especie de jardins escalonados, praticamente todos os ambientes possuem sua varanda: os dois escritório, a suíte master, as salas de estar. Deixando esse verde ser transportado para dentro da casa e isso que trouxe a unidade dessa casa, além dos materiais naturais e as pedras. Além de descobrir tantas histórias do casal de transformar um lavabo em algo totalmente fora disso, mas ainda conversando com a casa, com uma foto do Ozzi, essa parte da produção faz com que a casa ganhe a vida que tanto procuravam e a parte funcional, ah, essa a gente também resolveu, mas ai só é parte técnica, depois a gente conta!

Se você tem alguma dúvida, nós temos um time que está pronto para responder qualquer pergunta no WhatsApp!

Arquitetura, design & construção

informações adicionais

ficha técnica

Projeto

Buriti Arquitetura

Execução e gerenciamento de obra

Não executado

Revestimentos de piso

Pedra Basalto, fulget.

Revestimentos de paredes e tetos

Pintura Suvinil Verde, Branco, pedra basalto, reboco santa fé.

Móveis

Dpot, Cremme, Líder, Weitz.

Produção

Buriti Arquitetura

Fotografias

Imagens em 3D do Buriti Arquitetura

Projetos Relacionados
artigos Relacionados
Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?