Uma casa grande com cara de campo
Com a correria da vida do Século XXI, sempre temos que ter um lugar de refúgio para poder respirar e relaxar. E, nada melhor do que esse refúgio ser a nossa própria casa! Por isso, A Buriti transformou um espaço amplo num ambiente relaxante, moderno, e com uma aura de campo. Conheça o projeto Casa Grande, de 452m² da Buriti Arquitetura.
Início de projeto da casa de 450m²
Os moradores dessa casa de 450m², no Brooklin Paulista, São Paulo, eram vizinhos de baixo do nosso projeto da cobertura, eles estavam sofrendo com a obra do vizinho de cima e fomos conversar com eles para solucionar, e assim começou nosso contato. Depois de poucos meses eles tornaram-se nossos clientes. Estávamos em pandemia e o casal resolveu mudar para uma casa e sair do apartamento e a moradora nos chamou para fazer uma vistoria antes da compra do imóvel que eles pretendiam adquirir. Realizamos as pesquisas também na prefeitura sobre a construção e as licenças e analisamos a estrutura, assim iniciamos o projeto e depois a obra.
Desejos e cotidiano dos moradores
A família era composta pelo casal, ambos da área do mercado financeiro e com um filho de 2 anos. Durante a obra, veio a notícia tão querida que a família iria aumentar com mais um filho! O casal adora receber os amigos e pessoas do trabalho em casa, ter uma vida mais calma, onde o esporte faz parte da rotina e o tempo de qualidade com a família traz calmaria para os dias agitados. Ali sentados no chão perto da lareira, na piscina ou no jardim, brincando com os filhos. Assim, entendo todos os seus hábitos partimos para desenhar o layout dessa casa. Definimos materiais, definir os espaços, criar uma área gourmet de recepção e deixar a casa como um refúgio e espaço de encontros. Foram pensados espaços de convívio, escritório para home office, transformação de todos os quartos em suítes, varandas em todos os quartos para ter muita ventilação e luz natural, proporcionando mais saúde dentro dos ambientes.
Diretrizes de projeto
O imóvel foi adquirido pelo casal, ela do interior de São Paulo e ele carioca, no meio da pandemia, para aumentar a qualidade de vida dentro de casa. A casa tinha um um quintal com muita vegetação mas pouco uso, uma rua calma com uma pracinha na frente e uma boa metragem para receber amigos, e familiares que moram fora da cidade. Foi ali que encontraram a casa que preencheria esses requisitos. Mas ela não tinha um fluxo bem definido, sem acessos claros e um layout um pouco confuso, paredes inclinadas e ambientes não muito utilizados. Assim, foi necessário uma reforma para criação de layout, que abrigaria cada demanda da família com muito conforto e com mais saúde e bem estar para os moradores.
Integração dos ambientes
Depois dessas decisões matrizes feitas, estruturais e de comportamento, começamos a estudar o layout da nova casa, como seriam os fluxos e como as atividades ocorreriam ali. A integração dos ambientes foi através de móveis modulares que fazem a circulação clara e prática. Os materiais o mais natural possível e trazer essa calmaria para o ambiente. As luzes indiretas localizadas na casa, para criação de pequenos cenários e aproveitar as características singulares da casa como definição, como os pilares com estantes já feitas em mármore. Além de uma poltrona Thornart que foi deixada pelo antigo proprietário para os novos moradores, deixando ali esse legado. Além dessa poltrona, nossa cliente tinha uma memória afetiva com a poltrona mole do Sergio Rodrigues, e foi o pedido inicial dela ter essa cadeira para lembrar sua infância.
Novas estruturas
Com as decisões de projeto feitas, foi a hora de definir o cronograma físico-financeiro da obra – em outras palavras, as datas que as atividades serão executadas e quando serão pagas – e também a viabilidade técnica das soluções, por exemplo a alteração do telhado que haviam diversas falhas e não possibilitava a instalação dos painéis solares. Acréscimo de banheiros nas suítes e novas áreas para armazenar o roupeiro, também pontos importantes de uso do andar de cima para facilitar os cuidados com os filhos à noite. Acréscimo de lajes para os quartos de hóspede, alteração de janelas para entrada de luz e criação de quadros naturais com novo paisagismo.
Construindo a piscina e área de lazer
A escada tinha um armário embaixo dela e subia até a laje do segundo pavimento, deixando ela como um grande bloco e um corrimão baixo e antigo. Ali criamos um espaço de vinhos e adega para os moradores, aproveitando o nicho existente e demolimos metade da parede para trazer transparência e uma luz que refletida nos brises traz um desenho ritmado no chão, com a intensidade certa para trazer essas camadas dentro do espaço. Esses brises continuam até a entrada e deslocados para frente, criando mais um layer no ambiente e separando a cozinha que é utilizada no dia a dia da entrada da casa.
Luz e sombra
A escada tinha um armário embaixo dela e subia até a laje do segundo pavimento, deixando ela como um grande bloco e um corrimão baixo e antigo. Ali criamos um espaço de vinhos e adega para os moradores, aproveitando o nicho existe e demolimos metade da parede para trazer transparência e uma luz que refletida nos brises traz um desenho ritmado no chão, com a intensidade certa para trazer essas camadas dentro do espaço. Esses brises continuam até a entrada e deslocados para frente, criando mais um layer no ambiente e separado a cozinha que é utilizada no dia a dia da entrada da casa.
Aquecendo com materiais naturais
Toda a iluminação do projeto é perimetral feita por Leds, escondidos nas paredes revestidas de madeira natural em freijó. O freijó tem na sua tonalidade um tom avermelhado e a luz amarela, com o número certo de lúmens, traz essa iluminação difusa no ambiente, integrando com o aquecimento da madeira, também unido os espaços. A sala de TV fica localizada em um espaço mais fechado, com um pé direito menor que o restante da casa, para trazer intimidade ao ambiente e deixando a possibilidade de assistir e ver os filhos brincando ali entre o sofá e a televisão. O quarto do filho pensado em como dar autonomia para ele, seguindo muitos dos princípios montessorianos. O resultado foi esse: uma casa única, fácil de usar, aconchegante e cheia de memória e personalidade do casal.